Igreja do Senhor Fonte da Vida

O «Senhor Fonte da Vida» é Jesus. Por várias ocasiões Jesus Se apresentou como a Fonte da Vida ou até a Vida: «Eu sou a Vida».

Para conhecer a história desta Igreja, vá ao início da nossa página e clique em HISTÓRIA

Embora esteja aberta todos os Sábados e Domingos, só há «Festa» no primeiro Domingo de Julho (e nos dois dias anteriores). Dizem-me que «antigamente era uma festa muito grande». Sempre a conheci muito pequena, embora com algumas ondulações.

Capela de Nossa Senhora da Guia

Em muitos lugares, a invocação de Maria com este título está relacionada com os homens do mar: «a Senhora da Guia é a Padroeira dos Navegantes». Não sei se a construção desta Capela teve alguma coisa a ver com isso. O título de "Nossa Senhora da Guia" é rico e bonito.

Tem a sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Virgem Maria é invocada sob o nome de “Odigitria”, que significa “Condutora”, “Guia” de Jesus Cristo desde a infância até o início de sua vida pública, invocada como guia e protectora do povo de Deus e do Homem.

Santuário Nossa Senhora da Franqueira

A maior concentração de pessoas acontece todos os anos no 2º Domingo de Agosto: é a Peregrinação Arciprestal, presidida pelo Sr. Arcebispo e com a participação de dezenas de Paróquias das redondezas.

O andor com a imagem de Nossa Senhora da Franqueira sai da Igreja Matriz da Cidade, pelas 8h00 horas e percorre os 7 quilómetros até ao cimo… Termina com a «Missa Campal», pelas 11 horas.