Grupo Coral Polifónico da Franqueira

Este Coral, fundado em 1975, fez a sua estreia no mês de Agosto desse ano, aquando da inauguração do restauro da igreja paroquial da freguesia.

A sua criação e implementação devem-se ao pároco P. Luís que lhe deu condições e incentivo, a Augusto Figueiredo com o seu incansável amor à música coral e a Mons. Fernandes da Silva, o mais fecundo compositor português de música sacra dos n/ tempos que, sendo conterrâneo, transmitiu ao grupo a sua competência, o seu dinamismo e a sua criatividade.

Foi o coral organizador do 1º encontro de coros paroquiais de Barcelos, em 1977, realizado na igreja do Convento dos Frades Franciscanos do monte da Franqueira e organizou quatro encontros de coros da Franqueira, nomeadamente em 2002,2004,2006,2008. Tem organizado vários eventos culturais, dentro da Paroquia e fora dela.

Participou no encontro de coros do Minho, no 1ºencontro internacional de coros de Barcelos, no 1º. Encontro de coros Monsenhor José Fernandes da Silva e abrilhantou os actos litúrgicos da paróquia e de muitas freguesias vizinhas, durante um quarto de século, dando sempre o seu melhor com abnegação e humildade.

Actualmente é o coro titular da Ermida de Nª Sª da Franqueira.

Há cerca de nove anos e sobre a direcção artística de Manuel dos Santos Fonseca, começou a dar os primeiros passos na polifonia profana, facto que trouxe ao grupo a possibilidade de sonhar um pouco “mais alto e mais além”.

Tem como seu director artístico o Senhor José Fernando Faria do Vale que á cerca de três meses tomou conta da batuta deste coro.

Composto por cerca de 38 elementos continua a ter como lema a promoção cultural da sua freguesia, exercendo a arte musical que mais se relaciona com o exercício Divino e que mais valoriza a pessoa humana.

Contacto: 965 074 577